PRESENÇA DOS IRMÃOS EM CONTAGEM

A comunidade de Contagem foi aberta em 1996 como resposta do Conselho de Distrito de estar em meios mais populares. Os Irmãos viriam reforçar a presença religiosa na região, que já contava a presença das Irmãs Salesianas e dos Padres Combonianos. Na época, o bairro que se iniciava já nascia com diversos desafios sociais: num curto período de tempo o bairro já contava com mais de 50 mil habitantes carentes, vindos de vários outros lugares do município, retirados de áreas de risco, ou ainda pessoas que vinham se instalar no bairro para acompanhar mais de perto os presidiários da Penitenciária Nelson Hungria.

 

Seguindo um conselho de Pe. Pedro Settin, comboniano, os Irmãos não iniciaram num primeiro momento nenhum projeto. Eles trataram de se inserir nas comunidades de base, perceber a necessidade da comunidade para depois propor um trabalho com os jovens e as crianças. Alguns meses depois já estava claro que a falta de formação profissional e o pouco acesso à educação aumentava o risco de os jovens buscarem um meio fácil de ganhar dinheiro e por isto se envolverem no tráfico de drogas.

 

Os irmãos iam se envolvendo aos poucos na luta pela educação, pelo saneamento básico, pelo atendimento de saúde. Em agosto do mesmo ano, os irmãos iniciaram o curso de datilografia na própria casa da comunidade. Um ano depois, o curso de informática. Depois uma pequena biblioteca que pudesse atender toda a comunidade. O espaço ficava cada dia menor para os trabalhos, para o número crescente de alunos. Tanto que em 1999 os Irmãos inauguraram um centro educativo comunitário, ao lado da casa da comunidade, o CECOM São Gabriel.

 

Ir. Daniel, Ir. Maurício e Ir. Geraldo iam aos poucos diversificando as atividades educativas e sociais no CECOM. Além dos trabalhos no Centro, os Irmãos estavam também muito envolvidos nas ações pastorais da paróquia, como círculos bíblicos, pastoral do batismo, grupos de jovens, etc... A comunidade interna também ganhava novos ares com a transformação da casa em Casa de Formação, devido à proximidade de Belo Horizonte, onde acontecem os encontros do Postulinter e Novinter.

 

Atualmente a comunidade continua com seu trabalho na paróquia e no CECOM. Também os encontros vocacionais com os vocacionados costumam acontecer em Contagem devido à sua localização central. Hoje fazem parte da comunidade de Contagem os Ir. Daniel Petiteau, Ir. José Valdir Moreira e Ir. Anderson Barroso.