ESPIRITUALIDADE MONFORTINA GABRIELISTA

Como filhos de São Luís, muito de nossa espiritualidade está enraizada na espiritualidade pessoal de Montfort. Entretanto, alguns destes elementos foram  ao longo dos anos ganhando mais força. Os Irmãos foram se apropriando de elementos fortes da espiritualidade monfortina, e com Gabriel Deshayes, acrescentando outros também fortes elementos espirituais.

 

Nossa grande festa patronal é a Anunciação. Mistério de Deus que vem à nós por meio de Maria. Queremos ser também anunciadores da boa nova como o Anjo Gabriel; queremos dizer como Maria, a cada dia, que se faça em nós a vontade de Deus, e somente esta vontade; queremos estar sempre à espera de Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, como Maria: na confiança, na esperança, na humildade, no silêncio do coração.

 

Como instituto religioso queremos colocar toda a nossa esperança em Deus: "Só Deus", dizia  Montfort. Ele é o grande centro de nossas vidas, o Deus Trindade, de onde vem o sopro que nos enche de vida para sair de  nós mesmos em direção aos outros, daqueles que mais precisam, do cuidado prioritário dos pobres, das crianças carentes.

 

Nosso rumo, nosso guia e mestre é Jesus, que chega até nós pelas palavras do evangelho e por Maria. A consagração total a Jesus por Maria é nossa adesão de vida à palavra que se fez carne no ventre de Maria. Amamos Maria porque Deus a amou primeiro, porque a escolheu para ser a Theotokos, porque Jesus Cristo, seu filho, a amou.  Ela é o caminho mais certo, rápido, curto e seguro para se chegar a Jesus Cristo, afirmava Montfort.

 

Queremos ser líderes autênticos da busca de uma maior fraternidade, entre nós, entre aqueles que estão ao nosso redor, entre toda a humanidade. Queremos ser, de fato, Irmãos de toda a humanidade, mesmo com nossas cruzes diárias, nossos defeitos. Sabemos que não há Cristo sem Cruz, e por isto queremos, seguindo os passos de nossos fundadores, alcançar um dia a Sabedoria Eterna na glória de Deus Pai.