PRESENÇA DOS IRMÃOS EM PASSOS

A presença dos Irmãos na cidade de Passos, sudoeste mineiro, iniciou-se devido à proximidade da cidade de Carmo do Rio Claro (75 km), e da fama regional que já existia quanto ao trabalho dos Irmãos nas obras caritativas feitas por lá.

 

Em 1967, a pedido de Pe. Roger e Pe. Pierre Bedouch, os irmãos Joseph Tesson e Claude Leboeuf, em reunião com o Superior Geral Romain Landry, estudaram a possibilidade de criação da comunidade em Passos. Depois do fechamento do seminário menor de Carmo do Rio Claro, a intensão era construir em Passos um seminário para os juvenistas maiores. Nesta intenção foram comprados alguns terrenos na cidade no fim de 1968. A primeira comunidade então foi composta pelos Ir. Anatole Laurentin e Patrick Launay e três juvenistas vindos de Carmo, em 1969. Algum tempo depois, porém, o projeto de construção do seminário foi abandonado e no lugar um outro projeto ganhou força: o de construção de uma nova entidade beneficente que atendesse crianças carentes como em Carmo do Rio Claro.

 

Ir. Natal foi convidado a orientar e empreender o projeto e já em setembro de 69 iniciou os trabalhos de organização do terreno, criação da horta, reforma de um grande galpão para servir de instalações necessárias para as aulas (cozinha, refeitório, salas de aulas, banheiros, duchas). 1970 foi o primeiro ano letivo do recém criado Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos, o CAPP. Aos poucos outros irmãos foram chegando para formar a comunidade de Passos juntamente com Ir. Natal, morando entretanto nas precárias e simples instalações do CAPP amtigo: Ir. Roger Bourcier, Ir. Laurent Le Floc'h, Ir. Daniel Petiteau, Ir. Georges Guittet e Ir. Eugène Archambaud. Em 1980 o CAPP foi transferido para o bairro Jardim Vila Rica, e os irmãos passaram a residir junto às novas instalações, até o ano de 1984 quanto decidiu-se pela construção de uma casa de formação, que a partir de 1992 passou a ser também a residência dos Irmãos.

 

Após quase cinquenta anos de presença em Passos a comunidade que foi a residência dos Irmãos que atendiam os projetos sociais do CAPP e Casa São José, e também acolhia os aspirantes e postulantes na preparação para a entrada no Noviciado foi transferida para Contagem/MG. Atualmente o CAPP continua funcionando sob a direção de leigos e a Casa São José é dirigida pelo ex-irmão de São Gabriel José Carlos Temperini. Há também, na paróquia São Luís Maria de Montfort o Grupo Amigos de Montfort - GAMO, que continua vivenciando e divulgando a espiritualidade de São Luís através dos seus encontros mensais e trabalhos de evangelização.

Voltar
Voltar
Voltar

Copyright © 2019 Congregação dos Irmãos da Instrução Cristã de São Gabriel.  Todos os direitos reservados.                  Criado por Wix.com