Nesta quinta feira o Vaticano liberou oficialmente a publicação da segunda Encíclica de Papa Francisco, desta vez escrita unicamente por ele, já que sua primeira Encíclica "Lumen fidei" teve também a colaboração do Papa Emérito Bento XVI. Esta nova Encíclica chamada "Laudato si", em português "Louvado seja", faz referência ao cântico das criaturas de São Francisco que reconhece a terra como mãe acolhedora e como irmã com a qual partilhamos a existência.

O texto do Papa Francisco levanta sérios questionamentos sobre como estamos cuidando de nossa casa comum, o planeta Terra, e sobre como podemos ouvir seu gemido juntos aos pobres desta terra. O Papa levanta temas ecológicos importantes como o cuidado com a água, as mudanças no estilo de vida das pessoas, as mudanças climáticas e a responsabilidade dos países para com o cuidado da Terra, principalmente as nações desenvolvidas.
Como uma continuação da "Lumen fidei" o Papa nos exorta a termos uma visão esperançosa na possibilidade de mudança desta realidade em busca de uma relação mais fraterna para com o planeta e também uns para com os outros na utilização dos bens naturais. Entretanto, coloca também importante questionamento do papel dos cristãos (e não somente deles, mas principalmente) na condução e no incentivo de atividades e mudanças comportamentais que permitam construir uma nova realidade ecológica no mundo.
Para baixar o texto na íntegra em português, clique aqui!